Alfredo da Silva
Patrono do Agrupamento
Alfredo da Silva (Lisboa, 30 de Junho de 1871 — Sintra, 22 de Agosto de 1942) foi um industrial português, fundador de um império e um dos maiores empreendedores do nosso país.
Fundou uma das maiores empresas de Portugal, a Companhia União Fabril (CUF), com sede no Barreiro e, mais tarde, a empresa Tabaqueira, junto da qual se situa a escola sede do agrupamento. Considerado o maior industrial português do seu tempo, foi muito inovador ao nível das condições sociais fornecidas aos seus funcionários. Em 1927, no bairro da Tabaqueira, abre a primeira escola para ambos os sexos. A Tabaqueira cedeu os terrenos onde se construíram a Escola Básica de Albarraque e a Escola Básica Alfredo da Silva. A vida de Alfredo da Silva, marcada pelo empreendedorismo e pela visão da responsabilidade social, é sinónima de valores a ter em conta na educação dos mais jovens.
Fernando Formigal de Morais
Patrono da Escola Básica Fernando Formigal de Morais
Fernando Formigal de Morais foi o primeiro Presidente da Câmara de Sintra, após a implantação da República em 1910. Era filho de Domingos José de Morais, benemérito Sintrense que construiu a expensas suas uma escola, que ainda hoje faz parte do património de Sintra. Fernando Formigal de Morais tem ao lado da escola um largo com o seu nome, conhecido pelas gentes de Sintra como o largo do Morais.
Padre Agostinho da Motta
Patrono do Jardim de Infância Padre Agostinho da Motta
Padre Agostinho da Motta, franciscano que, acompanhado por outros fiéis cristãos, fundou, em 1923, uma casa para crianças órfãs e abandonadas, da cidade de Lisboa, a que chamaram Orfanato Escola Santa Isabel, hoje “A Aldeia de Santa Isabel”.