Alfredo da Silva

Patrono do Agrupamento

1-patrono

Alfredo da Silva (Lisboa, 30 de Junho de 1871 — Sintra, 22 de Agosto de 1942) foi um industrial português, fundador de um império e um dos maiores empreendedores do nosso país.

Fundou uma das maiores empresas de Portugal, a Companhia União Fabril (CUF), com sede no Barreiro e, mais tarde, a empresa Tabaqueira, junto da qual se situa a escola sede do agrupamento. Considerado o maior industrial português do seu tempo, foi muito inovador ao nível das condições sociais fornecidas aos seus funcionários. Em 1927, no bairro da Tabaqueira, abre a primeira escola para ambos os sexos. A Tabaqueira cedeu os terrenos onde se construíram a Escola Básica de Albarraque e a Escola Básica Alfredo da Silva. A vida de Alfredo da Silva, marcada pelo empreendedorismo e pela visão da responsabilidade social, é sinónima de valores a ter em conta na educação dos mais jovens.

Fernando Formigal de Morais

Patrono da Escola Básica Fernando Formigal de Morais

5-patrono

Fernando Formigal de Morais foi o primeiro Presidente da Câmara de Sintra, após a implantação da República em 1910. Era filho de Domingos José de Morais, benemérito Sintrense que construiu a expensas suas uma escola, que ainda hoje faz parte do património de Sintra. Fernando Formigal de Morais tem ao lado da escola um largo com o seu nome, conhecido pelas gentes de Sintra como o largo do Morais.

Padre Agostinho da Motta

Patrono do Jardim de Infância  Padre Agostinho da Motta 

8-patrono

Padre Agostinho da Motta, franciscano que, acompanhado por outros fiéis cristãos, fundou, em 1923, uma casa para crianças órfãs e abandonadas, da cidade de Lisboa, a que chamaram Orfanato Escola Santa Isabel, hoje “A Aldeia de Santa Isabel”.

Sorry, this website uses features that your browser doesn’t support. Upgrade to a newer version of Firefox, Chrome, Safari, or Edge and you’ll be all set.