Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva

bibliotecas

 

BIBLIOTECAS ESCOLARES DO AGRUPAMENTO

 

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, neste terceiro período escolar, que se desenvolverá sem atividades letivas presenciais, definiram o seu plano de ensino a distância, (E@D), com o objetivo de apoiar os alunos no seu estudo e os docentes no seu trabalho.

 

ligarRegimento de Contingência da Biblioteca Escolar

ligarPlano de Educação a Distância da Bibliotecas Escolares

ligarInfográfico do Plano de Educação a Distância da Bibliotecas Escolares


Escola Básica Alfredo da Silva

 

Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos: serviço técnico-pedagógico - espaço agregador de conhecimentos e recursos diversificados, vocacionado para a mudança das práticas educativas, suporte às aprendizagens, apoio ao currículo, desenvolvimento da literacia da informação, tecnológica e digital, formação de leitores críticos e construção da cidadania.

Como habitual, fazemos durante o ano letivo a formação de utilizadores e  este ano em particular  a professora bibliotecária está a desenvolver ações de divulgação sobre o projeto " Aprender com a Biblioteca Escolar". Com estas pretende-se reforçar a participação da comunidade escolar neste projeto, que traz o currículo para a biblioteca e vice-versa! A Biblioteca torna-se verdadeiramente parceira do currículo. É este o nosso grande objetivo e com ele promover e desenvolver nos nossos utilizadores atitudes de cidadania na utilização consciente e crítica da informação.

Os direitos de autor,  a literacia da informação serão, assim, o foco principal de trabalho desta equipa da biblioteca.
 
Os projetos que continuamos a desenvolver são: "Newton Gostava de Ler", "Ler em Voz Alta", "Navego e Aprendo na NET", "SeguraNet", Feira do Livro, Semana da Leitura, "Super Leitor" e "O escritor vem à escola".
 

ligarVisite o blogue da BE/CRE da Escola

ligarVisite o Facebook da BE/CRE da Escola

ligarVisite o Website de Apoio ao Currículo da BE/CRE da Escola

 

Escola Básica Fernando Formigal de Morais

 

A Biblioteca Escolar da Escola Básica Fernando Formigal de Morais foi integrada na Rede de Bibliotecas Escolares no ano letivo 2010/2011 e foi oficialmente inaugurada no dia 19 de outubro de 2012.

Os seus objetivos essenciais são:

  • Promover hábitos de trabalho, estudo e pesquisa;
  • Desenvolver a leitura domiciliária;
  • Fomentar a autonomia;
  • Contribuir para o desenvolvimento de regras de responsabilidade e solidariedade;
  • Promover a aquisição de competências de literacia.

ligarVisite o blogue da Biblioteca Escolar

 

transparente